O diretor-clínico da UPA de São João del-Rei, o Dr. Vinicius Carazza, por meio das redes sociais da Secretaria de Saúde, acompanhado do diretor-técnico da unidade, Dr. Bruno Brandão, esclareceu como funciona o processo de transferência quando o paciente é internado na Unidade de Pronto Atendimento são-joanense.
Na gravação, Dr. Vinícius Carazza explicou como funciona o sistema de internação na UPA até a inserção dos nomes de pacientes no SUS FÁCIL para a busca de vagas em hospitais:
“O paciente dá entrada em nossa unidade, é triado, atendido por um médico. Se o médico entender que esse paciente precisa ser internado, precisa de um tratamento mais prolongado, que não dá para tratar em seu domicílio, ele vai ser internado aqui na UPA. Como funciona isso? A partir do momento que se resolve pela internação do paciente, é preenchido no documento que se chama AIH (Autorização de Internação Hospitalar). Essa AIH preenchida, ela é lançada no sistema que nós chamamos de SUS FÁCIL, um sistema criado para facilitar e agilizar a transferência dos pacientes para as unidades hospitalares da nossa região. Depois que a AIH é lançada no sistema, todos os dados clínicos do paciente internado vão para esse sistema que chamamos de SUS FÁCIL, buscando vagas em hospitais”.
Segundo informações da Secretaria de Saúde: “Esse sistema é gerido por uma regulamentação e, após o cadastro realizado, a UPA, Secretaria de Saúde e Prefeitura Municipal não são mais responsáveis pelo processo”. O diretor-clínico da UPA detalhou essa questão:
“E aí eu queria deixar claro para a população que a partir desse momento a gente não tem, nós da UPA não temos mais gerência sobre esse paciente. É uma questão, uma dúvida muito frequente: “Mas por que meu pai não é transferido?” Não depende de nós aqui da UPA. Nossa vontade, minha, doutor Bruno, dos nossos colegas da gestão toda, é que ficasse o mínimo de tempo possível. Teoricamente, deveria ficar 24 horas. Mas, como a gente não tem tantas vagas no município, às vezes o paciente acaba ficando aqui um tempinho maior, mas lembrando, isso não depende mais da UPA. Essa gestão de leitos é feita pelo SUS FÁCIL. Ele que vai alocando, destinando pacientes para as unidades específicas, conforme as vagas vão surgir dessas unidades”.
Lembrando que a UPA de São João del-Rei também é responsável pelo atendimento de outros municípios do Campo das Vertentes.