Close sidebar
Coordenador da Defesa Civil explica diferença de alagamento e inundação e aponta áreas mais suscetíveis em São João del-Rei
12 de novembro de 2024

O período de chuvas de final de ano é uma preocupação para moradores de diferentes cidades do país e em São João del-Rei não é diferente. Uma vez que essas chuvas de fim de ano costumam ter um grande volume e tendem a causar estragos em diversas localidades.

Em entrevista recente à Rádio Emboabas, o coordenador da Coordenadoria Municipal da Proteção e Defesa Civil de São João del-Rei, Pedro Henrique Santana, explicou como um alagamento é caracterizado e apontou as áreas mais suscetíveis no município para esse tipo de situação. “O alagamento, ele ocorre quando o sistema de drenagem que existe, as bocas de lobo, geralmente, elas não dão conta de dar vazão, uma totalidade de água que vem por causa de uma chuva, enxurrada. Então o que costuma acontecer quando há alagamentos? Nós temos, por exemplo, uma área que costumeiramente tem alagamentos, é a Av. Leite Castro. A Avenida Leite Castro é um exemplo de área que às vezes só fica com alagamento. Quando nós temos chuvas mais intensas, desce um volume de água muito grande, o sistema de drenagem não dá conta, então a gente percebe que os carros têm dificuldade de passar. Então é um exemplo de área de alagamento que tem esse problema, o sistema de drenagem que ele não dá conta a Av. Leite Castro”.

Além dessa localidade, o coordenador acrescentou que ao final da Av. 31 de Março e na Av. Luiz Giarola, eram espaços que ocorriam alagamentos de grande intensidade. Mas, por conta de obras de melhoria realizadas nessas localidades, não se tem registros de grandes alagamentos há algum tempo, segundo Pedro.

O coordenador também definiu o que são as inundações e listou os locais em São João del-Rei mais suscetíveis a esse tipo de circunstância. “As áreas suscetíveis à inundação são áreas que geralmente estão próximas de córregos e rios. Quando a cheia do rio, que nós chamamos de enchente, há um transbordo, por causa do volume de água, há um transbordo e esse transbordo acaba atingindo as casas dos moradores das proximidades. Como exemplo de alguns locais que sofrem com inundações, nós temos a Vila Nossa Senhora de Fátima, aquele local ali próximo da Ponte dos Cachorros, aquela região ali passou por um desassoreamento severo e isso nos últimos anos tem contribuído muito para que nós não tivéssemos e não tenhamos inundações aqui na cidade. Inclusive em 2021, de 2021 para 2022 nós tivemos um período de enchente bem severo e a gente tinha até alerta de risco de inundação ali no final da Av. Leite de Castro, que é a próxima da Vila Nossa Senhora de Fátima, mas graças a esse trabalho que foi feito de desassoreamento do Córrego do Lenheiro das principais vias iria retiradas de terras ali das margens, isso aí contribuiu e está contribuindo muito para que a gente não sofra com esses problemas”.

Em caso de situações que coloquem em risco a vida do cidadão, a Defesa Civil de São João del-Rei pode ser acionada pelo número (32) 3379-1513.



Rádio Emboabas
Olá, como podemos lhe ajudar?
96,9 FM (32) 9 9948-1969
92,7 FM (32) 9 8807-1927
Comercial/Administração (32) 3371-8025

Contato

Escolha uma das formas abaixo e entre em contato conosco!

Endereço: Praça Prefeito Antônio das Chagas Viegas, 130 (2º andar) São João Del Rei – MG – CEP: 36300-060

Telefones: (32) 3371-8025

E-mail: emboabas@emboabas.com

WhatsApp 92,7 FM: (32) 8807-1927

WhatsApp 96,9 FM: (32) 9948-1969

WhatsApp Emboabas: (32) 3371-8025

Siga nossas redes sociais!

© 2006 - 2024 Rádio Emboabas. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade
Pular para o conteúdo