A partir desta segunda-feira, 21 de outubro, a Catedral será fechada para o início das aguardadas obras de restauração arquitetônica e artística. Com recursos do PAC das Cidades Históricas, o projeto será executado pela administração do IPHAN, com um investimento de R$ 8,5 milhões. O prazo previsto para a conclusão das obras é de 18 meses.
Durante este período, as celebrações litúrgicas serão transferidas para outras igrejas da paróquia. Aos domingos, as missas ocorrerão às 6h, 17h30 e 19h na Igreja do Rosário, e às 8h na Igreja das Mercês. Na segunda-feira, as missas serão às 7h e 19h na Igreja do Rosário. Na terça e quarta-feira, às 7h no Rosário, com missa às 19h na Capela do Divino na quarta-feira, seguida do Terço das Mulheres. Na quinta-feira, missas às 7h e 19h no Rosário, e na sexta-feira, às 7h no Rosário e 19h no Carmo. Aos sábados, as missas serão às 7h e 19h na Igreja do Rosário.
As confissões serão realizadas na Igreja do Rosário, de segunda a sábado, após a missa das 7h. A adoração ao Santíssimo Sacramento seguirá na Capela do Santíssimo da Catedral, todos os dias, das 8h às 18h, permitindo que os fiéis mantenham suas práticas espirituais durante o período de restauração.