Um novo boletim apresentando os números atuais de São João del-Rei com relação à dengue, chikungunya e zika vírus foi divulgado nesta sexta-feira (04), pelo setor de Endemias, da Secretaria de Saúde da cidade. Segundo o documento, o município manteve, pela segunda semana consecutiva, o número de 14.241 casos positivos para dengue, mantendo o mesmo número do boletim divulgado há duas semanas.
Ainda comparando com os números do documento do dia 20 de setembro, a cidade manteve o mesmo número de notificações, que é de 18.824 e também o de testes negativos, que é de 4.583, e segue sem nenhum exame aguardando o resultado para a doença. Ou seja, São João del-Rei não registrou nenhum novo caso para dengue e demais arboviroses na cidade, nas duas últimas semanas.
O boletim apresentou mais uma vez como está a situação epidemiológica na cidade: “Neste momento o cenário epidemiológico se encontra estabilizado e o sistema de notificações (Sinan) foi atualizado. Ainda assim, apesar desta nova atualização ser positiva, os indicadores epidemiológicos necessitam de atenção e ainda demonstram uma potencial situação de vulnerabilidade. O período sazonal que se iniciou é extremamente favorável a um novo pico de casos das arboviroses transmitidas pelo Aedes, e o nosso município possui histórico de epidemias recorrentes. Os indicadores são tão preocupantes, que revelaram já em nosso primeiro trabalho de monitoramento com drone, realizado em uma pequena parcela do município de aproximadamente 180 hectares, o total de 479 possíveis locais de proliferação do mosquito Aedes aegypti que necessitam de alguma intervenção”.