Há pouco mais de uma semana, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio de sua Assessoria de Assistência à Saúde, comunicou que atendendo ao Ofício de n.º 104/PGM/2024, da Procuradoria Geral do Município de São João del-Rei, recebido pelo Setor de Gestão de Pessoas, em 12 de setembro de 2024, o vínculo de trabalho dos profissionais, com contratos irregulares deste setor, será encerrado ao final deste mês, mais precisamente em 30 de setembro. Devido à proximidade dessa data e a preocupação com relação aos atendimentos prestados pela unidade, ouvintes da Rádio Emboabas entraram em contato com a emissora para saber se os atendimentos na UPA já estão sofrendo algum tipo de mudança por conta dessa decisão.
Em contato com o diretor da Unidade de Pronto Atendimento de São João del-Rei, Lucas Kelvyn, o setor de Jornalismo da emissora, questionou primeiramente se o número de funcionários da UPA está menor por conta da determinação da Secretaria de Saúde. O diretor respondeu: “O número de funcionários não está menor, atualmente os enfermeiros, técnicos de enfermagem da UPA são concursados, então serão mantidos normalmente. O quadro médico continua completo e assim que alterar para a empresa terceirizada irá manter o mesmo quantitativo de profissionais”.
Também foi perguntado se a unidade está conseguindo manter os atendimentos a todas as pessoas que procuram a UPA. Lucas disse: “Sim, normalmente por conta de estar com o quadro completo.” Por fim, o diretor ainda foi indagado se a Secretaria de Saúde já se posicionou sobre a contratação de novos profissionais para atendimentos na unidade. Como resposta, Lucas falou: “Será realizado terceirização da equipe médica e de técnicos em radiologia”.
Atualmente, segundo informações do diretor, a UPA tem uma média de 170 atendimentos por dia. A unidade por se tratar de urgência e emergência funciona em esquema 24 horas.