Após nove dias de orações especiais em conexão com a Virgem das Mercês, os católicos de São João del-Rei e região celebram, de modo especial, esse dia dedicado à Mãe das Mercês. Essas festividades acontecem por aqui desde o século XVIII, reunindo fiéis em um clima de fé, devoção e festa.
O Roberto Valim Neto, por exemplo, participa dessa festividade há cerca de 37 anos. Um tradição de família que se fortaleceu com sua entrada na Venerável Ordem de Nossa Senhora das Mercês.
“Essa festa tem um significado muito importante, porque desde esse título de Nossa Senhora das Mercês, Mãe Libertadora, que há 800 anos atrás ela apareceu a São Pedro Nolasco e incentivou a iniciar a ordem e aí começou esse trabalho. E hoje em dia, esse trabalho está espalhado pelo mundo inteiro e nossa cidade tem esse privilégio.”
Nesta terça-feira, 24 de setembro, uma programação especial está acontecendo na histórica igreja dedicada à santa com a organização da Venerável Arquiconfraria de Nossa Senhora das Mercês. Alvorada Festiva, ao som da Banda de Música Municipal Santa Cecília e Santa Missa Solene às 10h, presidida por Dom José Eudes, bispo de São João del-Rei, são destaques desta manhã.
Já na parte da tarde, a Santa Missa Solene acontece às 16h, com transmissão ao vivo pela Rádio Emboabas 92,7 FM Mais Informação. Logo depois acontece a majestosa procissão com a imagem da Virgem das Mercês pelo Centro Histórico. Na chegada, acontece o tradicional espetáculo de luzes e fogos que encanta milhares de fiéis são-joanenses e de turistas de várias partes do Brasil.