Você gosta de trabalho artesanal? Gosta da criatividade de bordadeiras e costureiras com suas linhas e agulhas? Então você não pode perder a nova exposição temporária do Museu Regional de São João del-Rei: “Amor Cândido Bordado e a Revolução das Linhas e das Agulhas”, que vai ser inaugurada nesta sexta-feira, dia 20 de setembro, às 19h.
Organizada pela Comunidade de Artesãs de São João del-Rei e pelo Grupo Cosnec (Consciência Negra de Coronel Xavier Chaves), com a curadoria da figurinista e costureira Regilan Deusamar, a mostra celebra, a arte do bordado e sua conexão com a história e a resistência cultural.
A exposição destaca a habilidade e criatividade das bordadeiras e costureiras locais, que se apropriam de técnicas artesanais diversas para criar peças únicas. Além disso, “Amor Cândido Bordado e a Revolução das Linhas e das Agulhas” presta uma homenagem especial a João Cândido Felisberto, o Almirante Negro. João Cândido, líder da Revolta da Chibata no Rio de Janeiro, é lembrado por sua coragem em enfrentar abusos e castigos físicos, e por seu legado cultural que inclui o bordado como forma de expressão e resistência.
Desta forma, a arte de bordar, celebrada nesta mostra, é vista não apenas como uma atividade econômica, mas também como um símbolo de resistência e resiliência.
A exposição estará aberta para visitação gratuita a partir do dia 21 de setembro e permanecerá em exibição até 8 de dezembro. O Museu Regional está localizado à Rua Marechal Deodoro, número 12 (Largo Tamandaré), no Centro de São João del-Rei.