Iniciamos o mês de agosto e, com ele, a campanha Agosto Dourado, que promove a luta pelo incentivo à amamentação. E um projeto de extensão da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), em Divinópolis, tem desempenhado um papel fundamental na promoção da saúde infantil.
O “Consultoria em Aleitamento Materno” é destinado às mães, que já estão amamentando, e às gestantes, que tenham dúvidas sobre amamentação. O objetivo é contribuir para a manutenção do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida e sua continuidade com a introdução da alimentação complementar.
Maria Luisa Lara, estudante do sexto período do curso de Enfermagem, da UFSJ, e aluna voluntária do projeto, explica como o programa funciona:
“O projeto tem como intuito esclarecer as dúvidas dessas mulheres, trazê-las para mais perto da amamentação e ajudá-las com fissuras mamilares, com alguns problemas, com a demanda que ela tiver com relação a isso.”
A consultoria é feita, gratuitamente, de forma presencial, nos serviços de saúde da cidade de Divinópolis, e, também, de forma online, para atender as mães de outras localidades, inclusive da nossa região.
Os integrantes do projeto participam de capacitações semanais, garantindo que o conhecimento adquirido esteja sempre alinhado com as mais recentes evidências científicas. Esse treinamento contínuo permite que a equipe ofereça consultorias em amamentação de alta qualidade e realize ações de saúde voltadas para o tema.
Para conhecer o projeto “Consultoria em Aleitamento Materno” e realizar uma consulta, as mulheres interessadas podem entrar em contato pelo telefone (37) 9 9914-5003 ou pelo Instagram @consultoriaamamentacaoufsj.