Nas últimas semanas, a cidade de São João del-Rei e região têm vivenciado um preocupante aumento no número de casos de homicídio. Diante desse cenário, a equipe da rádio Emboaba entrou em contato com o Aspirante Artur Amaral, do 38º Batalhão da Polícia Militar, para entender as causas desse crescimento e as ações que estão sendo tomadas para conter a violência.
Segundo o Aspirante Amaral, a principal causa desses homicídios, são os conflitos entre grupos na cidade:
“O fator preponderante na nossa região são brigas entre bairros. A nossa cidade sempre vivenciou essa questão de rixas, entre bairros, rixas entre gangues e o que a gente tem observado em alguns casos aqui em São João del-Rei, justamente a volta ou intensificação de algumas rixas desse tipo. Inevitavelmente, quase sempre o uso e consumo de drogas, o tráfico de drogas, ele está relacionado a esses delitos também.”
O Policial também destacou casos específicos que ilustram essa tendência:
“Existem dois casos em específico que ocorreram recentemente em que um suspeito que foi identificado pela polícia militar, ele foi posteriormente preso pela polícia militar, esse suspeito está envolvido em duas ocorrências desse tipo. Esse suspeito ele tem atuação em uma dessas gangues e tem envolvimento com o tráfico de drogas na localidade em que ele atua. Então a relação em si nesses dois casos existe, mas existem alguns outros casos que ocorreram na necessidade e são casos de crimes passionais que não necessariamente tem a ver com essa questão do uso de drogas do tráfico de drogas.”
Em resposta ao aumento da violência, a Polícia Militar adotou novas estratégias de patrulhamento, que já estão em vigor:
“Nos últimos finais de semana, depois de alguns fatos que ocorreram, nós mudamos um pouco da nossa estratégia e alguns locais que foram pontos de ocorrências desse tipo, eles tiveram uma intensificação do patrulhamento. A gente voltou às nossas atenções especificamente para esses locais. Existem alguns locais que ocorrem alguns eventos que são propícios a esse tipo de crime e a Polícia Militar está atenta a esses locais e existem alguns bairros que realmente estão tendendo a uma espécie de guerra, de briga, de rixa entre indivíduos até mesmo do mesmo bairro. E a nossa estratégia tem sido essa, intensificar o patrulhamento, as nossas equipes têm atuado com a inteligência e diretamente nesses pontos.”
A comunidade de São João del-Rei espera que essas ações tragam resultados positivos e contribuam para a redução da violência na região. A Polícia Militar segue vigilante e comprometida com a segurança da população.