A Maria Fumaça, ícone do turismo ferroviário em São João del-Rei, está se preparando para receber os visitantes durante as férias de julho com um quadro especial de horários. Entre os dias 18 e 28 deste mês, serão realizados 40 passeios ao longo trajeto de 12 km, que conecta as históricas cidades de São João del-Rei e Tiradentes.
Os horários dos passeios foram planejados para atender à demanda dos turistas durante o período de férias, com 20 partidas programadas tanto de São João del-Rei quanto de Tiradentes.
O valor da tarifa inteira é de R$ 86 e a meia é de R$ 43, em cada trajeto. A meia entrada é válida para crianças de 6 a 12 anos, mediante apresentação de certidão de nascimento; estudantes a partir de 13 anos, com carteirinha válida no período e identidade com foto; pessoas com deficiência, portando carteirinha ou laudo médico, e pessoas acima de 60 anos apresentando documento de identidade com foto. Quem mora na cidade de São João del-Rei e entorno, em até 50 quilômetros, também têm direito a pagar meia tarifa, desde que apresente comprovante de residência no próprio nome. O passeio é gratuito para crianças de até 5 anos, no colo, mediante apresentação de certidão de nascimento ou carteira de identidade.
Os ingressos podem ser comprados nas bilheterias das estações ferroviárias de São João del-Rei e Tiradentes, ou ainda, pelo site vlilogistica.buson.com.br.
Operada pela VLI, controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), a Maria Fumaça proporciona uma experiência única aos passageiros, onde é possível apreciar uma rica diversidade ecológica e paisagens deslumbrantes às margens do Rio das Mortes e da Serra de São José. A locomotiva é a mais antiga em operação no Brasil e atrai turistas de diversas partes do país e do mundo.