Nesta segunda-feira, dia 8 de julho, o 38º Batalhão de Polícia Militar (38º BPM), conhecido como “Guardião das Vertentes”, comemora 19 anos de fundação. A data marca a dedicação e o compromisso da Unidade com a segurança pública da região do Campo das Vertentes.
Com sede em São João del-Rei, o 38º BPM tem uma rica história com registros que comprovam a atuação policial na região desde 1925, quando o Governo do Estado autorizou a compra de um imóvel para abrigar o Destacamento de Polícia e a Cadeia Pública.
Ao longo das décadas, a Unidade passou por diversas transformações, acompanhando o crescimento da região e as demandas da comunidade. Em 2005, através da Resolução 3820, o 38º BPM foi criado, consolidando sua importância como referência em segurança pública para os 18 municípios sob sua responsabilidade.
Atualmente, o 38º BPM é composto por quatro companhias de policiamento ostensivo, sediadas em São João del-Rei (189ª Cia e 303ª Cia Tático Móvel), Tiradentes (190ª Cia) e Andrelândia (140ª Cia). A Unidade conta com um efetivo de mais de 300 policiais militares, que trabalham diuturnamente para garantir a segurança de mais de 240 mil cidadãos.
Ao longo dos seus 19 anos de história, o 38º BPM segue atuando na prevenção e repressão da criminalidade, no policiamento ostensivo e no atendimento de ocorrências.