Os casos de HIV cresceram e de Sífilis diminuíram nos cinco primeiros meses deste ano, no comparativo com o mesmo período do ano passado, segundo relatório de testes realizados pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de São João del-Rei.
De acordo com os dados fornecidos pelo CTA, ao Jornalismo da Rádio Emboabas, de janeiro a maio deste ano, 12 pessoas contraíram HIV e 22 testaram positivo para a Sífilis. Em 2023, neste mesmo período, 8 pessoas haviam sido diagnosticadas com HIV e 64 com a Sífilis.
Ainda segundo o CTA, até o fim do mês de maio desse ano, 417 pacientes com HIV/Aids, registrados pela unidade, em São João del-Rei, recebem apoio no tratamento para essa doença. São 302 pacientes masculinos e 115 femininos.
HIV e Sífilis estão no grupo das chamadas Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.
A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. O uso de preservativo nas relações sexuais continua sendo, segundo médicos especialistas, uma das formas mais seguras de se evitar uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).
O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida do infectado e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.
Em São João del-Rei, por exemplo, a população pode procurar o CTA, de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h, na Rua Maria Tereza, nº 44, Centro, ao lado da Praça da Estação Ferroviária. O telefone para contato, dúvidas e conferência dos horários de testagem é o (32) 3372-8097.