Não tem jeito. Chega o mês de junho e um dos santos mais populares da Igreja Católica é responsável por uma verdadeira festança em tudo quanto é canto. Por aqui, em nossa região, não é diferente. Santo Antônio, o popular casamenteiro, é celebrado em quase todas as paróquias e comunidades de São João del-Rei, Santa Cruz de Minas e Tiradentes.
No Distrito do Rio das Mortes, por exemplo, a paróquia de lá festeja, de uma só vez, neste início do mês de junho, seus dois padroeiros: Santo Antônio e Nhá Chica, beata são-joanense batizada por ali em 1810. A Trezena de Santo Antônio segue na igreja matriz até o dia 12 de junho (quarta-feira), com Recitação do Santo Terço e Santa Missa, a partir das 18h30.
Na quinta-feira, 13 de junho, Dia de Santo Antônio, haverá Repique de Sinos, às 6h, Santa Missa com as crianças, às 10h, e Santa Missa Solene com o bispo Dom José Eudes, às 19h, além de procissão logo em seguida. A programação especial em honra à Nhá Chica acontecerá ao longo de toda a sexta-feira, 14 de junho, feriado municipal em São João del-Rei.
Já em Tiradentes, a festa em honra ao padroeiro da Paróquia Santo Antônio e da cidade de Tiradentes lembra os 300 anos de reconhecimento da paróquia pela Coroa Portuguesa. Por lá, de 10 a 12 de junho, haverá um Tríduo Preparatório, às 19h, com Santa Missa e Orações próprias na Matriz. Na quinta-feira, 13 de junho, Dia Maior da Festa, às 18h, haverá Procissão de Santo Antônio, seguida de Santa Missa Solene, Benção e Distribuição dos Pães Bentos de Santo Antônio. A parte musical ficará a cargo da Sociedade Orquestra e Banda Ramalho.