O PIX é um mecanismo de transferência de dinheiro e de pagamento de dívidas cuja finalidade é facilitar esses procedimentos. Uma vez que por meio de aplicativos de instituições bancárias, as pessoas podem resolver suas pendências financeiras a qualquer momento. Aproveitando desse comodismo oferecido pelo PIX, muitos golpistas criam diferentes fraudes para obter dinheiro de forma ilícita, dentre esses golpes está o pagamento do IPVA através de páginas falsas na internet, por meio do PIX.
Em entrevista recente ao programa Noticiário Policial da Rádio Emboabas, da 92,7 FM Mais Informação, o aspirante do 38ª BPM, Artur Amaral, explicou que neste momento, o prazo do pagamento do IPVA de 2023, que foi cobrado neste ano, já foi encerrado para as pessoas que dividiram de três vezes o imposto. O que está ocorrendo agora é o pagamento para os motoristas que dividiram o tributo de mais vezes ou para aqueles que estão em débito com o Detran. Mesmo nessas situações, ou seja, que as informações sobre o pagamento do IPVA foram divulgadas, o condutor não está livre de possíveis golpes, como o do PIX, como explicou o militar. “Quando a pessoa vai fazer uma transferência de um veículo, geralmente algumas pessoas não deixam de pagar esses impostos, deixam de pagar o licenciamento e ela vai fazer a transferência, ela precisa quitar valores que estejam em aberto, sejam de anos anteriores, ou seja, do ano corrente, né? No nosso caso de Minas Gerais, a gente ainda não está cobrando o documento de 2024, a gente cobra o de 2023 nas fiscalizações da Polícia Militar de Minas Gerais e de outras forças. No caso de Minas Gerais, como ainda não está cobrando, algumas pessoas ainda não efetuaram esse pagamento, algumas pessoas deixam de pagar na última hora ali, vai começar a cobrar e o pago. Quando essa pessoa vai efetuar esse pagamento, pode ser que ela vá fazer esse caminho fácil de pesquisar no Google e acaba caindo no golpe também”.
Já com relação às dicas que todo motorista deve se atentar ao fazer o pagamento do IPVA, o aspirante listou uma série de orientações imprescindíveis para que o proprietário do veículo sempre se atente. “Muitos desses aplicativos de bancos que tem convênio com o Estado de Minas Gerais eles oferecem uma área em que o cidadão insere diretamente os dados do veículo e consegue pagar pelo aplicativo do banco sem passar por esse site, sem passar pelo site verdadeiro ou pelo site falso. O cidadão insere os dados do veículo diretamente no aplicativo do banco. Essa é uma forma de não correr esse risco. Outra forma é se o cidadão optar por ir até o site do governo de Minas, né? Ele digitar diretamente na barra de endereço. Lá o site verdadeiro da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais é o www.fazenda.mg.gov.br. Outra coisa é, não existe SMS, e -mail, nada do governo do Estado cobrando imposto. O governo do Estado não vai mandar uma cartinha para sua casa, antigamente tinha, né? Uma cartinha que chegava na sua casa e você pagava aquele boleto. Hoje em dia não é feita dessa forma mais. O cidadão tem que procurar pelo banco, pelo caixa eletrônica também é uma possibilidade. Você digita o RENAVAM lá e dá para pagar pelo caixa eletrônica. E, então assim, se receber um e-mail, receber um SMS, receber uma carta na sua casa, provavelmente é um golpe. Não pague esse boleto”. A entrevista completa com o aspirante do 38º Batalhão de Polícia Militar, Artur Amaral pode ser conferida no Facebook da Rádio Emboabas e também na área de podcast aqui no nosso site.