Termina na próxima quarta-feira (08), o prazo para que jovens a partir dos 15 anos procurem o Cartório Eleitoral do seu município e solicitem o procedimento para a emissão do título de eleitor. No entanto, só a partir dos 16 anos o cidadão poderá votar, segundo o site da Justiça Eleitoral. Seguindo essas determinações, os jovens são-joanenses devem se atentar ao prazo e regularizarem a sua situação para que caso tenham a idade necessária possam participar das eleições municipais em outubro deste ano.
Em entrevista à Rádio Emboabas, a chefe do Cartório Eleitoral de São João del-Rei, Beatriz Ladeira, listou quais são os documentos necessários para a emissão do primeiro título de eleitor e a data limite para realização do procedimento. “Para o primeiro alistamento também vai precisar de um documento de identidade. Além de um comprovante de residência de preferência no nome do eleitor, mas geralmente são pessoas mais jovens, então traz um comprovante no nome dos pais. Se for locação a mesma coisa, contrato de locação, recibo de aluguel. De tudo, se não conseguir nada até uma postagem dos correios, alguma coisa que comprove que o eleitor reside no município onde ele quer se inscrever eleitor. Se for do sexo masculino e ter mais de 18 anos, o comprovante de alistamento militar também é obrigatório apresentar. E respeitar o prazo até o dia 08 de maio.”
Ainda conforme a página daJustiça Eleitoral, o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, além desse público ele também é facultativo para maiores de 70 anos e pessoas analfabetas. Já para cidadãos brasileiros alfabetizados, maiores de 18 anos e legalmente capazes, o voto é obrigatório.
A Justiça Eleitoral também apontou que para a emissão do primeiro título pode-se fazer o procedimento de forma presencial na zona eleitoral, ou seja, no município onde a pessoa deseja votar ou seguindo as instruções presentes no site da organização, para isto basta acessar: https://www.justicaeleitoral.jus.br/.
O Cartório Eleitoral de São João del-Rei está localizado na Avenida Leite de Castro, n.º: 507, no bairro Fábricas e o telefone para contato é o: 31 3010 9882, antes do 31 é necessário colocar o número da sua operadora.