O Sindicato docente da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) apresentou a lista de atividades consideradas essenciais durante a paralisação dos docentes. As deliberações, amparadas juridicamente, visam garantir o funcionamento mínimo da instituição e se dividem em quatro áreas: ensino, pesquisa, extensão e atividades docentes.
Entre elas estão as Atividades docentes como controle acadêmico, avaliações, bancas de seleção, pós-graduação, pesquisa com animais, saúde e ética em pesquisa. Atividades de ensino como TCC em casos especiais, estágios em andamento, saúde, PIBID, PET, RP e atividades com bolsas. As Pesquisa e pós-graduação tais como pesquisa com animais e vegetal, atividades com bolsas e conclusão de curso. Alem disso, as Extensões, ou seja, atividades com a comunidade e eventos com risco de perda de verba.
Eventos e semanas acadêmicas previamente agendadas que impliquem risco de perda de financiamentos podem ser mantidos, desde que sejam tomadas as medidas necessárias para minimizar os riscos. A participação de docentes em reuniões e assembléias dos Conselhos Superiores da UFSJ será mantida, desde que as pautas envolvam.