Um comunicado divulgado pela Prefeitura de Santa Cruz de Minas, em suas redes sociais, pede extrema urgência aos familiares para tomada de providências sobre a exumação de corpos de entes queridos enterrados no cemitério municipal da cidade há mais de 5 anos.
Em conversa com o Jornalismo da Rádio Emboabas, Alcinea Márcia, diretora de tributação e fiscalização de rendas da Prefeitura de Santa Cruz de Minas, reforçou a importância da exumação dos corpos, especialmente daqueles enterrados há muito tempo no solo do cemitério.
“É importante frisar que nós não fazemos mais sepultamentos em solo. Porém, a exumação dos sepultados em solo também deve ser feita, respeitando-se o prazo de cinco anos de sepultamento. Porque a intenção do município é de futuramente construirmos mais gavetas, onde hoje nós temos as sepulturas em solo.”
O cemitério municipal de Santa Cruz de Minas, único da cidade, conta hoje com 42 gavetas disponíveis para sepultamento e 28 ossuários para colocação dos restos mortais. As exumações acontecem no período da manhã, de segunda a sexta-feira.
O valor de R$135,60, pago à Prefeitura de Santa Cruz de Minas para esse processo de exumação, é referente a taxa do ossuário onde serão depositados os restos mortais do falecido.
O Setor de Arrecadações Prefeitura de Santa Cruz de Minas, para resolução e pagamento deste processo de exumação, fica localizado bem na rua lateral à sede Prefeitura, de frente ao moto táxi do local.
No ato do pagamento da taxa, o parente responsável deve apresentar uma cópia do seu CPF e RG, bem como o atestado de óbito do falecido. Outras informações através do telefone (32) 98469-2064.