Começou nesta segunda-feira, 25 de março, e segue até o dia 31 de maio, a Campanha de Vacinação 2024 contra o vírus da Influenza A, causador da gripe, em Tiradentes. Nesta primeira fase, serão vacinadas pessoas que integram o chamado grupo prioritário, aquele que geralmente é o mais exposto e sensível às consequência do vírus da gripe. Nesse período também ocorrerá a conferência de cadernetas de vacinação e aplicação das doses em atraso.
Já podem se vacinar nos postos de saúde de Tiradentes os trabalhadores da saúde; as crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade; gestantes; puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais de idade; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente e caminhoneiros.
Todas as pessoas que se enquadram nesse grupo devem procurar a unidade de saúde de Tiradentes mais próxima com o cartão do SUS, CPF e caderneta de vacinação. Segundo o Ministério da Saúde, a imunização previne contra os vírus que geralmente começam a circular em maio, junho e julho.
A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil.
A estimativa é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas. A pasta também informa que a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.