Close sidebar
Técnica da Vigilância Epidemiológica esclarece quais são os grupos que podem se vacinar contra a Covid-19, atualmente, em São João del-Rei
13 de março de 2024

O Setor de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou em 29 de fevereiro, o primeiro boletim do ano, apresentando os números sobre a Covid-19 no município. O documentou apontou que ao longo de fevereiro, foram registrados 179 casos positivos para a doença na cidade. O que chamou atenção da população e trouxe à tona questionamentos a respeito da vacinação contra a enfermidade no município. Afinal, quais grupos podem se vacinar, neste momento, em São João del-Rei? Como está a cobertura vacinal na cidade? As unidades de saúde estão oferecendo o imunizante?

Em entrevista ao programa “Jornalismo em Destaque” da última segunda (11), a técnica da Vigilância Epidemiológica de São João del-Rei, Letícia Resende, listou alguns grupos prioritários de pessoas que podem se vacinar contra a Covid-19, atualmente na cidade: “As orientações, elas sofrem mudanças. Atualmente, quem pode tomar vacina é quem ainda não tomou pelo menos duas doses ou então se a pessoa já tiver tomado duas doses, mas fizer parte dos grupos prioritário. Esses grupos prioritários são os idosos; gestantes e puérperas; pessoas com comorbidades nessa lista inclui várias doenças, como por exemplo, diabetes, doença renal crônica, pneumonias graves, dentre outros. Se a pessoa tiver dúvida se aquela condição de saúde que ela apresenta está na lista das comorbidades, pode procurar a unidade básica de saúde para se informar. Além das pessoas imunocomprometidas como os transplantados, pessoas que vivem com HIV, pessoas que fazem hemodiálise, pacientes oncológicos em tratamento, dentre outros”.

Além desses indivíduos citados pela técnica, Letícia também apresentou outros grupos de indivíduos prioritários que contam com condições específicas e que por conta disso podem receber o imunizante: “As pessoas em situação de rua também fazem parte desse grupo prioritário; os trabalhadores de saúde; trabalhadores e pessoas que estão em sistema de privação de liberdade; os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas; as pessoas que vivem ou que trabalham em instituições e longa permanência; pessoas com deficiências permanentes”.

Já com relação à cobertura vacinal na cidade contra a Covid-19, a técnica explicou como está a situação atual: “Tem uma baixa cobertura vacinal. Se a gente for pensar na meta do município ainda estamos abaixo, não atingimos essa meta que gira em torno de 95%. Então, tem tido uma baixa procura principalmente para a faixa etária de crianças e é algo que nos chama atenção. Lembrando que, esse ano, foi incluindo no calendário nacional de vacinação, a vacina de Covid para crianças a partir dos seis meses de idade. Então, é importante que os pais ou responsáveis busquem a unidade de saúde para vacinar as crianças”.

Por fim, Letícia reforçou que todas as unidades de saúde da cidade estão oferecendo a vacina contra a Covid-19. Caso algum morador de São João del-Rei vá até uma unidade e por algum problema de ordem técnica não tenha o imunizante, ele deve perguntar a um profissional de saúde em qual local ele pode se vacinar, segundo orientações da técnica.

Para conferir a entrevista completa, acesse o nosso site, na área de podcast.



Rádio Emboabas
Olá, como podemos lhe ajudar?
96,9 FM (32) 9 9948-1969
92,7 FM (32) 9 8807-1927
Comercial/Administração (32) 3371-8025

Contato

Escolha uma das formas abaixo e entre em contato conosco!

Endereço: Praça Prefeito Antônio das Chagas Viegas, 130 (2º andar) São João Del Rei – MG – CEP: 36300-060

Telefones: (32) 3371-8025

E-mail: emboabas@emboabas.com

WhatsApp 92,7 FM: (32) 8807-1927

WhatsApp 96,9 FM: (32) 9948-1969

WhatsApp Emboabas: (32) 3371-8025

Siga nossas redes sociais!

© 2006 - 2024 Rádio Emboabas. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade
Pular para o conteúdo