Elas encantam por sua natureza exuberante, rica em diversidade de plantas e animais, e também pelo frescor de suas águas ou ainda pelo brilho inesquecível de seu nascer ou pôr do sol.
Estamos falando das Serras de São José e do Lenheiro, na região de São João del-Rei, uma das atrações turísticas mais frequentadas por aqui, não só neste período de férias escolares, mas também ao longo de todo o ano.
Irmã Josefa, salesiana atuante em São João del-Rei, só tem ótimas lembranças desse passeio pelas serras da região. Ela ficou fascinada. “Subir a Serra São José e do Lenheiro é fascinante. Chegar no topo e perceber o cume da montanha tocar o infinito céu azul, não há nada mais emocionante. É uma experiência inédita. Voltarei sempre que tiver oportunidade”.
Oportunidade inclusive para a prática de diversas trilhas que cortam os dois paredões rochosos mais famosos da nossa região, uma experiência única para os amantes do ecoturismo. O atleta Pedro Lima, de São João del-Rei, já subiu as duas montanhas. Ele já acompanhou o nascer do sol, na Serra de São José, e o pôr do sol, na Serra do Lenheiro. “Imagina você acordando três horas da manhã e subir uma trilha de madrugada, de mais ou menos 1h30min, para chegar no Mirante do Carteiro, lugar mais alto, e você vislumbrar o nascer do sol, uma obra de Deus. Não tem preço que pague, inclusive se você também quiser ver o pôr do sol na Serra do Lenheiro, um local mágico.”
Por falar em alturas, a Serra de São José conta belas paisagens em mirantes localizados em picos de até 1.260m de altitude. Já na Serra do Lenheiro, os pontos mais altos da serra podem chegar aos 1.218m de altitude. Quem também esteve lá nas alturas da Serra de São José foi a professora Claudinha Loureiro. Cada parte, momento e visual do passeio encantou e renovou as forças da educadora. “O que me encanta na Serra de São José é a diversidade de flores. Cada pedacinho dela o sol toca de uma forma diferente. Já tiramos fotos em momentos acima das nuvens, vendo o sol nascer, a lua cair, uma experiência única, renovadora”.
E para que outras pessoas, das gerações futuras, continuem se renovando e se encantando com esses passeios naturais em nossa região, a preservação desses ambientes é fundamental. Paulo César, presidente do Conselho do Parque Ecológico Municipal da Serra do Lenheiro, cita algumas orientações e cuidados que os visitantes devem ter nestes passeios. “É sempre bom estar acompanhado, bem alimentado e hidratado. Usar protetor, roupas e calçados apropriados também é importante, assim como sempre andar pelas trilhas para não se perder e carregando o lixo em sacolas ou bolsas, respeitando assim a natureza. Nada de retirar partes da vegetação e perturbar os animais.“.
De acordo com especialistas, a Serra do Lenheiro, no Tijuco, é uma continuação da Serra de São José, situada em Tiradentes e Santa Cruz de Minas. Entre as duas serras fica o Vale do Rio das Mortes, região que abriga a cidade de São João del-Rei.