Renovados pela fé e pelo novenário realizado nos últimos dias, os devotos de São Sebastião prometem lotar as igrejas da região para o Dia Maior da Festa em honra ao santo que era soldado romano e morreu defendendo os valores cristãos.
Em Santa Cruz de Minas, neste sábado, 20 de janeiro, por exemplo, será feriado municipal. A Paróquia dedicada ao santo celebra missas na igreja matriz às 7h, com transmissão ao vivo da Rádio Emboabas 92,7 FM, às 10h com as crianças e às 14h30, para os enfermos. Às 18h, acontece a procissão com a imagem do padroeiro pelas ruas da cidade, na chegada, celebração da última santa missa.
Outras atrações deste fim de semana em Santa Cruz de Minas são o Almoço do Padroeiro, no sábado, ao meio dia, e o Sorteio de Prêmios, em prol da reforma da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no domingo, a partir das 13h.
Em São João del-Rei, na Paróquia de São Sebastião da Vitória, neste sábado, 20 de janeiro, haverá Alvorada Festiva às 5h, seguida de missas às 8h30, 11h e às 19h, com procissão logo após esta última celebração.
Ainda em São João del-Rei, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, no sábado, dia 20, após a missa das 19h, haverá a procissão com a imagem do santo conduzida pelos militares do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, Benção do Santíssimo Sacramento e apresentação da Folia de São Sebastião no adro da Catedral.
Segundo a tradição católica, Sebastião, nascido na França, foi um militar que defendeu os valores cristãos até a sua morte. A história conta que ele foi executado a pauladas e boladas de chumbo, no século III, em 20 de janeiro do ano de 288. Desde então, seu exemplo de fidelidade ao Evangelho tem motivado a fé de milhares de devotos em todo o mundo.