A 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes começa nesta sexta-feira (19), na cidade histórica mineira. O evento, que abre o calendário audiovisual brasileiro em 2024, terá uma vasta programação gratuita, com a exibição de 145 filmes, entre longas, curtas e médias-metragens, pré-estreias e mostras temáticas, sendo a maioria deles produzidos em Minas Gerais.
A Mostra tem como tema para este ano “As formas do tempo”. O tema foi escolhido para refletir sobre a diversidade de narrativas e estéticas do cinema brasileiro contemporâneo.
O evento vai homenagear a atriz Bárbara Colen e o diretor André Novais, representantes da nova geração do audiovisual de Minas. Bárbara Colen é uma das principais atrizes em ascensão, tendo participado de filmes como “Bacurau” (2019). André Novais é um dos diretores mais promissores do cinema brasileiro, sendo responsável pela direção do premiado filme “Tatuagem” (2013).
Além da exibição de filmes, a Mostra de Cinema de Tiradentes também terá uma série de atividades paralelas, como debates, oficinas, palestras e apresentações artísticas por toda a cidade. O evento também contará com a terceira edição do Conexão Brasil CineMundi, uma plataforma que promove a integração entre o cinema brasileiro e o mercado internacional.
A 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes acontece de 19 a 27 de janeiro. A programação completa do evento está disponível no site da mostra www.mostratiradentes.com.br.