Um problema que gera indignação em muita gente, sobretudo em fins de semana e após feriados prolongados: o lixo depositado fora do horário nas esquinas e lixeiras dos bairros de São João del-Rei.
“É uma indignação assim o ano inteiro, a gente vem falando, mas não adianta. Colocam o lixo durante a noite, aos domingos, fora do horário. Com isso, o lixo fica todo esparramado pela rua, sujando a porta da casa da gente, os bueiros ficam entupidos”.
A reclamação da Dona Carmem Lúcia, moradora da Aprígio Carrara, na Colônia do Marçal, em São João del-Rei, expressa a insatisfação de muitos que não concordam com tanta sujeira próxima as suas casas fora do horário da coleta de lixo.
Com tantas reclamações, a empresa responsável por esse serviço, em São João del-Rei, revelou ao Jornalismo da Rádio Emboabas que, a partir deste ano de 2024, a coleta de lixo vai seguir normalmente nos bairros da cidade, inclusive em feriados. A exceção a nova regra nos bairros acontecerá apenas em quatro datas: 25 de dezembro, 1º de janeiro, Terça-feira de Carnaval e Sexta-feira da Paixão.
Quem explica é Larisse Ferreira, representante da Purus Limpeza. “Ficou definido que, a partir deste ano, a coleta de lixo só não irá acontecer nos bairros em quatro feriados específicos: 25 de dezembro, 1º de janeiro, terça-feira de carnaval e sexta-feira da paixão. Nesses feriados, a coleta acontecerá normalmente na parte central da cidade, mas nos bairros, não irá acontecer. Nos demais feriados, a coleta funcionará normalmente no Centro e nos bairros da cidade onde ela já acontece naquele dia”.
Na oportunidade, ela reforçou uma orientação importante aos comerciantes da região central da cidade, local onde há a coleta de lixo duas vezes por dia, de segunda a sexta-feira, além de fins de semana e feriados.
“Pessoal do comércio, tentem colocar o lixo no horário mais próximo da passagem do caminhão de coleta, às 8h ou às 17h30, assim a gente vai evitar qualquer tipo de problema em relação ao lixo comercial”. A morada Carmem Lúcia, da Colônia do Marçal, também deixou, além da reclamação apresentada no início desta reportagem, uma sugestão ao poder público para uma possível resolução do problema do lixo no município.
“Na minha opinião, tanto aqui no meu bairro, quanto na cidade, deveriam ter anúncios educativos bem grandes em diversos pontos do município, inclusive sobre possíveis multas para quem não obedecer os dias e horários da coleta, instalar lixeiras em pontos estratégicos, são minhas sugestões.”
Viver em uma cidade mais limpa e bonita é responsabilidade de todos nós. Façamos a nossa parte.