A Sedese (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais) lançou a Campanha de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes para alertar a sociedade, orientar sobre prevenção e divulgar canais de denúncia para as diversas formas de violência.
De acordo com o Governo de Minas, essa pauta é um convite à reflexão para a importância da garantia, da promoção e da proteção dos direitos em Minas Gerais, ou seja, trata-se de uma grande campanha de mídia para o enfrentamento à violência contra as crianças e adolescentes no estado. Foram produzidas placas de estrada, spot para rádios, filme educativo além de cartazes e adesivos para serem afixados em estabelecimentos comerciais e órgãos públicos com mensagens que estimulam as ações de proteção de crianças e adolescentes.
Esta campanha é financiada com recursos do Fundo para a Infância e Adolescência, e foi aprovada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, para chamar a atenção sobre o tema, mobilizar, sensibilizar, informar toda a sociedade, além de alertar a sociedade e toda a rede de vizinhos, familiares e/ou amigos, que podem – e devem – denunciar caso presenciem ou ouçam qualquer ato de violência contra crianças e adolescentes.
Para denunciar, os seguintes canais são acessíveis: Disque 100, polícias Civil (197) e Militar (190), Ministério Público e os conselhos tutelares dos municípios.