O 38º Batalhão de Polícia Militar de São João del-Rei, durante esse período de férias escolares, informou que vai reforçar a fiscalização do trânsito na cidade com foco especial em motocicletas, segundo informações disponibilizadas em uma cartilha.
De acordo com a PM, além das motocicletas, as operações também vão dedicar uma atenção especial aos ciclomotores e ciclo-elétricos que transitam com o “escapamento aberto”, causando pertubação do sossego pelas vias públicas da cidade, além de outras irregularidades administrativas.
A cartilha apresenta quais são as infrações que devem ser evitadas:
. Conduzir o veículo sem a CNH;
. Usar o veículo para manobras perigosas;
. Transitar com motos de trilhas em perímetro urbano;
. Escapamentos com características alteradas (sujeito a multa grave no valor de R$ 195,28), perda de 05 pontos na CNH e retenção do veículo, além de outras infrações administrativas.
Além também de outras proibições previstas no Código de Trânsito Brasileiro, o CTB.
O documento ainda informa quais são as obrigações dos condutores:
. Condutor devidamente habilitado na categoria “A” ou “ACC” para veículos até 50 cilindradas;
. O veículo devidamente registrado/licenciado;
.Uso do capacete.
.Os veículos ainda deverão estar dotados dos seguintes equipamentos obrigatórios: espelhos retrovisores de ambos os lados; farol dianteiro de cor branca ou amarela; lanterna de cor vermelha na parte traseira; velocímetro; buzina e pneus que ofereçam condições mínimas de segurança.
A cartilha ainda ressalta que é imprescindível que o condutor regularize a sua motocicleta, ciclomotor ou ciclo-elétrico em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro e, somente pilote se for habilitado, evitando assim multas ou apreensão do veículo.