Nesta época do ano, em que as temperaturas são mais elevadas, o aparecimento de animais peçonhentos, que são aqueles que produzem veneno e que podem infectar presas e predadores, se tornam mais comuns. Já que devido às condições climáticas, a reprodução desse tipo de animal se torna mais favorável.
Com isso, em locais de vegetação densa e os que se tem acúmulo de entulhos, é necessário que se redobre a atenção. Uma vez que esses animais conseguem se esconder com facilidade nesses espaços.
Caso, você se depare com esse tipo de animal é importante adotar algumas medidas de segurança como explica o cabo do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei, Giovani Reis. “O primeiro detalhe é não tentar matar, não tentar capturar por meios próprios. A menos que seja caso extremo de risco de ataque. O nosso pessoal conta com a técnica e materiais adequados para a captura de maneira que elimine o risco sem colocar ninguém em perigo”.
O militar explica como proceder em casos de picadas. “Algumas questões como tentar chupar o veneno do local onde foi inoculado, ou fazer um torniquete ou fazer uma amarração para prender a circulação daquele local, tudo isso não é totalmente contraindicado. Sobre o local picado, não deve ser aplicado nenhum tipo de medicamento, se possível apenas lavar com água corrente. E sobre capturar o animal sempre fica essa situação do risco a que está exposto. Hoje em dia, todos possuem celulares que tiram fotos, se você conseguir tirar uma foto para a identificação do animal, é algo mais interessante do que tentar capturar o animal”. Ele também ressalta que é importante que a pessoa ferida não faça nenhum esforço físico, enquanto ela é levada para atendimento médico.
Cabo Giovani ainda orientou que pessoas que possuem residências propícias à aparição desses animais, devam realizar limpezas utilizando luvas e botas, para se proteger de eventuais ataques. E caso você precise do auxílio do Corpo de Bombeiros, ligue para 193.