As pessoas que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho sabem que um bom currículo é o primeiro passo para conseguir a tão sonhada vaga de emprego. E na hora de montar o documento é muito comum aparecer dúvidas a respeito de quais informações devem ser colocadas e quais devem ser deixadas de lado. Afinal, o candidato que de cara apresentar um currículo que desperte o interesse dos recrutadores já larga com certa vantagem no processo seletivo.
A especialista em Recursos Humanos e em Orientação Profissional, Cíntia Sampaio, listou quais as informações precisam estar em currículo para que ele chame a atenção e ainda falou sobre uma característica específica que os candidatos precisam ter antes mesmo da montagem desse documento:
“É importante a pessoa colocar as suas experiências, os locais que eles trabalharam, o tempo que ficou em cada experiência, o resumo do que fez também é muito interessante de ser colocado. Agora é muito importante que a pessoa tenha um foco, que ela tenha um direcionamento, porque quem cada hora faz uma atividade, o currículo fica um pouco sem norte. Quem contrata não tem muita certeza se a pessoa quer trabalhar com ramo de farmácia, com posto de gasolina, porque ela teve experiências meio diversas. Então, antes mesmo do currículo é a pessoa ter um foco profissional”.
A especialista ressaltou ainda que o candidato deve informar os dados de contato atualizados no currículo. Segundo ela, muitas pessoas esquecem de colocar o telefone ou informam números que os recrutadores não conseguem fazer contato.
Com relação ao que não deve ser informado no currículo, Cíntia enumerou quais são as informações dispensáveis: “É desnecessário colocar informações que não são úteis como dados pessoais que não tem utilidade. Também é importante que a pessoa se lembre de não colocar hobbies e tudo que possa atrasar a leitura desse currículo. Lembrando que quem seleciona recebe centenas de currículo por dia. Então quanto mais objetivo for, mais chances de ser chamado”.
A entrevista completa com a especialista em Recursos Humanos e em Orientação Profissional, Cíntia Sampaio pode ser acessada na área de podcast, aqui no nosso site.