Tradicionalmente nesta época, o Centro Cultural da UFSJ promove o Concurso de Presépios. Neste ano seria a 18ª edição, porém, ela não será realizada e deve retornar no próximo ano.
Aline Braga, chefe do Centro Cultural da UFSJ, explica a razão da não realização do concurso. “O motivo é que esse ano vamos fazer essa exposição maravilhosa. São mais de 100 presépios, é uma exposição especial de presépios da Ordem dos Franciscanos e comemoração dos 800 anos do primeiro presépio. Então este ano a gente vai fazer essa exposição especial e o concurso de presépios volta no ano que vem.”
Assim, em vez do Concurso de Presépios, o Centro Cultural apresenta Exposição de Presépios: O Nascimento de Jesus em Perspectivas: 8° Centenário do Natal de Greccio (1223 – 2023). A ordem franciscana, por intermédio da Fraternidade Nossa Senhora de Lourdes de São João del-Rei, vai rememorar o Natal de Greccio, através da exposição de exemplares de presépios provenientes de diversas regiões do Brasil e do exterior, de acordo o curador da exposição, o Frei Wander de Oliveira Souza.
“E esse ano nós celebramos uma grande data para nós, Franciscanos, e para o conjunto dos católicos da igreja mundo a fora que é o 8º Centenário do Natal de Greccio. Vale recordar que já existia algumas representações do Natal desde os primeiros séculos, mas é com São Francisco que essa representação, que depois se popularizou nas igrejas, nos espaços públicos e em casas, se tornou mais celebrada, mais presente nas vidas das pessoas.”
A Exposição de Presépios: O Nascimento de Jesus em Perspectivas: 8º Centenário do Natal de Greccio (1223 – 2023) fica no Centro Cultural UFSJ, de 15 de dezembro de 2023 a 13 de janeiro de 2024. Frei Wander de Oliveira Souza explica qual o significado do tema – tema “A humildade da encarnação”.
“A humildade da encarnação é um tema caro para São Francisco. Na verdade, tudo parte daí. A encarnação para nós, Franciscanos, e para São Francisco, é um dado especial porque fala do amor de um Deus apaixonado pela humanidade, que se despojou da sua divindade para se fazer um de nós. Esse é o sentido do Natal cristão e que São Francisco vive muito intensamente. Então segundo um dos relatos da vida de São Francisco, ele desejou contemplar com seus olhos a pobreza em que nasceu Jesus e em que vivia a Sagrada Família.”
A exposição conta com mais de 100 peças entre presépios, imagens da Sagrada Família e do Menino Jesus produzidos com os mais diversos materiais, como: terracota, ébano, madeira, palha de milho, palito de fósforo, madrepérola, cristal, argila, cerâmica, dentre outros.
Lembrando que o evento acontece de 15 de dezembro de 2023 a 13 de janeiro de 2024, e está aberto nos dias úteis, das 9h às 20h e nos finais de semana e feriados, das 9h às 17 horas.
O Centro Cultural da UFSJ ou Solar da Baronesa fica Praça Dr. Augusto das Chagas Viegas, 17, no Largo do Carmo. Os contatos de telefone são: (32) 3379-5926 e (32) 3379-5474.