Reeleitos! A Chapa 1, “UFSJ: Esperançar e Construir Mais”, composta pelos atuais reitor, Marcelo Pereira de Andrade, e vice-reitora, Rosy Lara Maciel de Azambuja Ribeiro, venceram a consulta informal à comunidade universitária para a escolha dos ocupantes da Reitoria da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ, no período 2024-2028.
Foram 309 votos de docentes,194 de técnicos e 936 votos de estudantes. Em entrevista exclusiva à Rádio Emboabas na manhã de hoje, Marcelo retribuiu a reeleição como reconhecimento do trabalho nos últimos quatro anos. “A parte mais bonita do nosso trabalho foi ter trabalhado no coletivo, trabalhar com todo mundo na universidade, porque uma gestão não se faz sozinha. Então foi um voto de confiança quando nós fomos eleitos em 2019, e depois um voto de confiança em que a maioria da universidade abraçou uma causa, que era preservar nossa universidade e enfrentar as dificuldades para que a gente pudesse viver momentos melhores. Então acho que um grande trabalho foi feito, foi de união da universidade”.
O reitor também destacou que vão continuar trabalhando para todos. “Nós vivemos uma diversidade, e temos que aprender a trabalhar na diversidade, se respeitando, lutando juntos pela dignidade humana, pelos direitos humanos, pela ciência, pela educação, por um país melhor. Então, são os princípios que deveria regir todos nós, especialmente a universidade”.
Além da chapa vencedora, outras três participaram do pleito: Chapa 2. UFSJ Juntos: Atitude, Respeito e Compromisso: reitora Elisa Tuler de Albergaria e vice Maria Emanuela Esteves dos Santos; Chapa 3. Dialogar Para Transformar: reitora Maria Jaqueline de Grammont Machado de Araújo e vice Alberto Ferreira da Rocha Junior – Alberto Tibaji; e Chapa 4. UFSJ VIVA: reitor: Roberto Pires Calazans Matos e vice Stella Maris Resende.
As votações foram realizadas nesta terça-feira, 21 de novembro. E o resultado divulgado no início desta manhã (22). Agora os três nomes dos reitores mais bem votados são encaminhados para o Presidente da República que deve seguir o habitual e escolher o nome mais bem votado para a reitoria da Universidade.