O mercado de trabalho de São João del-Rei pisou no freio pela primeira vez no ano. Em setembro, 57 vagas de emprego com carteira assinada foram fechadas na cidade. Ao todo, foram 645 contratações frente a 702 demissões. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.
O saldo caiu bruscamente se comparado com o mês anterior. Em agosto, mais de 140 novas vagas formais foram geradas. Frente ao mesmo período do ano passado a queda é parecida. À época, 100 postos de trabalho foram abertos.
O setor do comércio é o que mais demitiu na cidade, fechando 49 vagas de emprego. Na sequência, vieram construção civil (- 22) e indústria geral (- 6).
No caminho contrário, o setor de serviços conseguiu se manter no positivo, gerando 12 novas oportunidades de emprego. Os negócios de alojamento e alimentação, inclusive, foram os que mais abriram espaço para quem buscava por emprego.
O agronegócio (3) e atividades não identificadas (5) também ficaram no positivo.
Apesar do fechamento significativo de vagas em setembro, o saldo anual segue favorável. De janeiro a setembro, São João del-Rei abriu 540 vagas com carteira assinada.