Uma reunião entre autoridades sanitárias e em educação de São João del-Rei está acontecendo na manhã desta terça-feira, 24 de outubro, para discussão de um plano de ações preventivo e de orientação à população preocupada com os casos de crianças com sintomas de doenças, que podem estar sendo provocadas, pela bactéria streptococcus. Uma coletiva de imprensa deve acontecer ainda hoje para o anúncio das medidas que devem afetar também as escolas.
A Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei divulgou na noite da última segunda-feira, 23 de outubro, um comunicado oficial sobre a reunião realizada no fim da tarde do mesmo dia. Em pauta, as investigações sobre os três óbitos envolvendo crianças na cidade atribuídos, até então, à bactéria. Os casos ainda estão sendo investigados em exames laboratoriais na Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte.
O documento afirma que, segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), São João del-Rei possui crianças enfrentando sintomas de amigdalite, febre, vômito, manchas ou erupções na pele que, na sua maioria, passaram avaliação médica e se encontram estáveis.
O texto também informa que os três óbitos infantis noticiados na cidade, até o momento, não estão correlacionados. A nota afirma ainda que quatro crianças estão internadas nas instituições hospitalares da cidade, sendo monitoradas pela Vigilância em Saúde.