O reitor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Marcelo de Andrade, se encontrou com o Papa Francisco, no Vaticano, na última semana.
No encontro, Marcelo presenteou o Santo Padre, em nome da UFSJ, com a escultura Madonna in Blues & Gold (Nossa Senhora em Azuis e Ouro). A peça, de 25 centímetros de altura e feita em cerâmica, foi confeccionada pelo artista plástico e ex-professor da Instituição, Rogério Godoy.
O Papa agradeceu, apreciando a extrema expressividade inscrita na simplicidade da obra.
O reitor Marcelo esteve na Itália representando a UFSJ no Encontro Internacional de Universidades Sul-Americanas e Caribenhas. O evento discutiu os desafios do mundo na atualidade, como mudanças climáticas, água e biodiversidade, desemprego e migração, entre outros.
A delegação brasileira foi formada por reitoras e reitores de 41 universidades. Ainda na ocasião, Marcelo entregou ao Papa o ofício “Filiação da Universidade Federal de São João del-Rei à construção de um mundo igualitário, justo e pacífico”. O documento, assinado por ele em nome da Instituição, é um símbolo do entendimento do papel que a Universidade tem na busca de uma sociedade mais justa e igualitária. O Papa acolheu, prontamente, o documento.