Na tarde deste domingo, 10 de setembro, enquanto o time feminino da Ferroviária jogava com o Corinthians na final do Brasileiro, o time masculino estava em campo em busca de uma vaga para disputar o título inédito da Série D. Não deu para as meninas de Araraquara que viu o Corinthians levantar a taça. No entanto, o time masculino venceu de novo o Athletic, e está na final da quarta divisão do futebol nacional.
O Athletic, já classificado para série C, buscava reverter a vantagem de um gol, conquistada no primeiro jogo pela Ferroviária. O clube entrou no Independência, às 15h, com a missão de conquistar a vaga na final do Campeonato Série D. No entanto, viu Vitor Barreto abrir o placar para a Ferroviária, aos 27 minutos da etapa inicial. Na etapa complementar, aos 8 minutos, Felipinho bateu de fora da área e ampliou para 2 a 0. O Athletic chegou a ter um pênalti anulado pelo VAR, mas conseguiu diminuir com Allan Dias, aos 38 do segundo tempo. O time comandado por Cicinho, até tentou, mas perdeu muitos gols e parou em boas defesas do goleiro Saulo.
Com as derrotas, o Athletic encerra sua participação na Série D do Brasileirão. Para 2024, o Esquadrão de Aço terá pela frente a Série C. Além de Campeonato Mineiro e Copa do Brasil.