A assessoria de comunicação da prefeitura de São João del-Rei divulgou na tarde desta quarta-feira, dia 26 de julho, que Nivaldo José de Andrade conseguiu efeito suspensivo da cassação, e continua como prefeito do município. O documento divulgado destaca a ausência de elementos sobre o conhecimento do Agravo Interno.
Em uma declaração exclusiva ao Jornalismo da Rádio Emboabas, Nivaldo José de Andrade, disse que havia entrado com uma nova liminar na Justiça no fim da tarde de terça-feira, 25 de julho. Nivaldo disse, inclusive, que só iria se pronunciar oficialmente sobre a perda de seu mandato após o julgamento desse último recurso judicial.
A perda de mandato do Prefeito Nivaldo Andrade se referia a uma ação ajuizada em dezembro de 2003 pela prática de ato de improbidade administrativa. À época, o chefe do poder executivo isentou são-joanenses em situação de vulnerabilidade social de quitar o IPTU e contas de água do DAMAE.
A Mesa Diretora da Câmara Municipal, já tinha, inclusive marcado a data da posse do atual vice-prefeito, Jorge Hannas, como chefe do poder executivo para segunda-feira, dia 31 de julho.