O sangue salva vidas. Não existe remédio que tenha o mesmo efeito. A única forma de ajudar a quem precisa é por atitudes solidárias. Por isso é tão importante contar com a ajuda de doadores voluntários.
O alerta para a necessidade de doação fica mais evidente em períodos frios e de férias, em que muitas pessoas viajam e mudam a rotina. Com a diminuição das temperaturas, doenças com gripes e resfriados são mais comuns, e por isso, é um período em que as doações diminuem, devido a essas doenças da estação. Outro fator que reduz as doações são as vacinas. Dependendo da vacina, o doador vai precisar de um tempo maior de intervalo para fazer uma doação.
O corpo humano tem, em média, cinco litros de sangue. Cada voluntário chega a doar cerca de 450 ml. Não há prejuízos na doação, visto que o corpo recupera o sangue doado rapidamente. Em geral, após 24 horas o doador está completamente recuperado e pode voltar a fazer exercícios e ter uma vida normal.
Pessoas de 18 a 60 anos e acima de 60 anos até 69 que já foram doadores podem doar. Quem tem entre 16 e 17 anos também, desde que autorizado pelos pais ou responsáveis. Para doar sangue é preciso estar saudável. Doenças mais graves são impeditivos de doação.
O Hemominas de São João del-Rei funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 até às 11h30. A instituição está localizada na Rua Prefeito Nascimento Teixeira, 175, no bairro Segredo. O telefone para contato é o (32) 3322-2915. Também é possível realizar o agendamento online através do site: https://www.mg.gov.br/conteudo/agendamento-online/doar-sangue, ou ainda pelo aplicativo MGapp-Cidadão.