O reitor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Marcelo Andrade, e a vice-reitora Rosy Ribeiro, estiveram reunidos com o presidente do Conselho Administrativo do Hospital Nossa Senhora das Mercês (HNSM), Ricardo Rocha Camarano, e a administradora, Patrícia de Resende Vieira, para alinharem sobre o projeto para tornar a instituição em um hospital de ensino.
O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira, 20 de julho, e ficou acertado que o primeiro passo para a viabilização do projeto consiste no fortalecimento da parceria de cogestão entre a UFSJ e a Arquiconfraria de Nossa Senhora das Mercês.
A certificação do Hospital Nossa Senhora das Mercês como hospital-escola é uma possibilidade para o desenvolvimento das atividades de ensino, assistência, pesquisa e extensão em Saúde. Além disso, o projeto favorece uma modernização de integração entre as instituições, que será benéfico para o atendimento da população são-joanense e da região.
Em nota, o reitor da UFSJ disse que está empenhado no projeto e que vai tentar viabilizar o credenciamento junto ao Governo Federal: “Essa reunião foi importante porque precisamos saber na prática o que e quanto é necessário para tornar o HNSM um hospital-escola. Vamos fazer o que for possível não só para viabilizar mais esse projeto, mas também o mais rápido possível”, ressaltou.
Rosy Ribeiro, vice-reitora e que é também vice-presidente da Comissão de Hospitais Universitários da Andifes, destacou a importância do Hospital Nossa Senhora das Mercês como campo de prática para o curso de Medicina da UFSJ: “Muitos alunos, em vez de terem que se deslocar para unidades da região, podem fazer o internato aqui mesmo. Além disso, essas unidades de saúde se destacam por serem referência em procedimentos de alta complexidade e tecnologia avançada. Ademais, são centros de formação e atuação de especialidades médicas importantes, contribuindo para os processos de inovação assistencial e incorporação tecnológica em saúde. A população de São João del-Rei e região merecem essa conquista.”
Já os representantes do hospital, presentes na reunião, se mostraram empolgados com o projeto. Ricardo Camarano, por sua vez, afirmou que o fortalecimento na parceria da cogestão vai garantir que os próximos passos sejam bem-sucedidos, além de ser benéfico para todos: hospital, Universidade e população.