O Governo do Estado anunciou que a partir do segundo semestre de 2023 sairão do Aeroporto Internacional de Confins dois voos semanais para São João del-Rei. A Gerente de Unidade Aeroportuária da Socicam Aeroportos, que administra o Aeroporto Octávio de Almeida Neves de São João del-Rei, Aline Resende fala sobre a retomada de voos regulares na cidade. “Nós estamos atrás dessa questão junto ao Governo de Minas, junto à Secretaria de infraestrutura do Estado e a própria Azul há um bom tempo. No ano de 2015, quando paramos com os voos regulares, interessante salientar aqui que voos regulares, às vezes as pessoas confundem, são aqueles que você compra a passagem e vai. Há também muita falta de informação, as pessoas pensam que o aeroporto parou, mas ele nunca parou, mas em relação aos voos regulares, esse em pauta hoje, que nós estamos trabalhando agora.”
O objetivo, do chamado Hub Aéreo, é ampliar as possibilidades de conexões aéreas regionais, dentro de Minas e do Brasil. De acordo com a Aline, agora a empresa fará o contato com o aeroporto para alinhar as últimas demandas. “Nós estamos aguardando agora a parte comercial e logística da Azul, porque é no tempo dela, e não no nosso. Ela é uma empresa grande, que tem várias tangências da sua logística, estamos aguardando o contato dela, a vinda dela novamente da parte comercial e logística para darmos seguimento aos próximos passos.”
A Gerente de Unidade detalha sobre os tipos de aeronaves que vão realizar os voos na cidade, que devem fazer o percurso entre o Aeroporto de Confins em Belo Horizonte até a cidade histórica, com cerca de 30 a 40 minutos de voo. “Será trabalhado inicialmente os voos com os Caravans. Eles são aviões seguros, de médio porte, propícios para voar em interiores e também em lugares com mais deficiência de chegada, que não é o nosso caso. É um reinício. Os Caravans são propícios para comando 2 mais 9 passageiros. É como se você estivesse locando um táxi aéreo pra você só? Não. Ele é compartilhado, é a mesma coisa que você comprar pra qualquer outra aeronave ou para qualquer outro lugar, só são um pouco menores.”
Os valores das passagens ainda não foram definidos pela empresa responsável.