O Projeto Sada Vôlei oferece aulas gratuitas para jovens e crianças, entre 7 e 17 anos. O uniforme é gratuito e através do projeto, é feito um trabalho social educativo, como reforça o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Antônio Marcos do Nascimento. “Eles entram com a camisa do Sada Cruzeiro, as bolas, as redes, a gente indica os professores para fazer um curso e todos os meses eles vêm monitorar. Tem que ter a metodologia deles, o trabalho deles. O objetivo primeiro o trabalho social, segundo se alguém se destacar aqui vai para a escolinha do Sada, ser jogador de vôlei masculino ou feminino.”
As aulas vão ser dadas no CRAS de Matosinhos e nos núcleos do município, com o objetivo de atender o público infanto-juvenil de regiões periféricas. “A gente está atingindo os bairros periféricos, para ser um trabalho social, a gente tem que levar o vôlei próximo a essas crianças em vulnerabilidade. São 7 núcleos de 50, o que vai dar 350 crianças. Onde vão ser esses núcleos? Escola Doutor Kleber, que vai pegar mais as crianças do Tijuco, as crianças da escola, os próprios alunos de lá ou alunos do Iago, as comunidades do Barro Preto, São Bento, Risoleta, Sudário, pegar as comunidades que realmente precisam de trabalho e envolvimento social.”
A parceria do Projeto Sada Vôlei com as escolas estreita os laços com as crianças e além de um projeto social, se torna um caminho para que se descubra novos talentos e um futuro promissor no esporte para as crianças e jovens. “Por que eu fiz essa parceria com as escolas? Porque as crianças estão nas escolas, assim fica mais fácil. As escolas têm quadra, a gente pode fazer um contra turno escolar, a gente levando o esporte para as escolas, a gente fica próximo da educação, próximo do acompanhamento do aluno, vai ser mais fácil o contato com os pais, uma coisa vai se unindo a outra e a gente faz essa parceria afetiva com as escolas. É um projeto social, um projeto muito bem feito e vira um projeto de alto rendimento, porque as crianças se destacando aqui, elas podem ser contratadas pelo Cruzeiro. O clube tem categorias de base feminino e masculino e o Sada Cruzeiro, hoje, é o melhor vôlei do mundo.”
Mais informações sobre o projeto, núcleos e inscrições, na Secretaria de esportes ou pelo telefone: 3372-5153.