No final da tarde de quarta-feira (28) policiais realizaram uma operação antidrogas, na rua José Balbino dos Santos, no bairro Lenheiro, em São João del-Rei. A operação foi desencadeada após diversas denúncias e informações sobre o intenso tráfico de drogas próximo a uma porteira localizada na referida rua. No local já havia sido registradas outras ocorrências de tráfico da mesma proporção.
Em posição estratégica, as equipes fizeram o monitoramento da área e notaram um indivíduo trajando blusa e bermuda de cor escura fazendo contato com outras pessoas no local.
Ao perceber a aproximação policial, o indivíduo suspeito demonstrou nervosismo e levou a mão à boca, levantando suspeitas de que estivesse na posse de algum material ilícito. Foi feita a abordagem e busca pessoal, nada de estranho foi encontrado. Quando foi dada ordem para que abrisse a boca e fosse verificado o que havia escondido, o abordado resistiu à ação policial. O suspeito tentou fugir, sendo necessário controle físico e o uso de algemas para contê-lo.
O homem, de 37 anos, foi identificado como sendo morador da rua João Bernardino da Silva. Conhecido no meio policial, por envolvimento com tráfico de drogas e homicídio e havia saído há cinco meses do presídio regional de SJDR onde cumpria pena, estando atualmente na situação de liberdade condicional. Ele resistiu a abrir a boca para que fosse feita a busca e começou a mastigar, sendo necessário fazer uso de força para evitar que fosse engolido o material, comprometendo inclusive a sua vida. Segundo ele, estava apenas com um pedaço de bagulho e que não iria cuspir pois estava em livramento condicional.
Parentes do indivíduo se aproximaram e conseguiram convencê-lo a cuspir o que trazia na boca. Ele expeliu um invólucro plástico contendo 39 papelotes de substância análoga à cocaína, sendo 37 papelotes de tamanho menor e 02 papelotes de tamanho maior. O material foi recolhido e levado para a delegacia de plantão, onde foi feita a contagem, uma vez que estava em partes triturado e com presença de sangue do suspeito que teve um pequeno corte na boca, possivelmente provocado por ele mesmo.
O suspeito alegou aos policiais que é usuário de cocaína e que comprou as referidas substâncias pelo valor de 200,00R$. disse ainda que estaria indo para o mato para consumi-las.
Diante das circunstâncias foi dada voz de prisão ao infrator pelo eventual cometimento de crime de tráfico ilícito de drogas. Por ter mastigado as substâncias e tentando engolir, ele foi conduzido, juntamente com duas testemunhas, até o presídio regional de SJDR a fim de ser submetido ao body scanner e verificar a existência de corpos estranhos em seu corpo. Foi constatado uma mancha esbranquiçada no estômago do suspeito, porém ele insistiu em afirmar que não tinha chegado a engolir os papelotes de cocaína e se dispôs a vomitar no banheiro, nada de ilícito foi expelido.
Foi oferecida a ele a oportunidade de ser assistido por um médico na UPA, tanto em razão do corpo estranho que estava em seu estômago, quanto pelo pequeno corte que teve na boca, porém ele se recusou a passar pelo médico.
Outro indivíduo, que estava escondido em uma mata próxima ao local, foi abordado e identificado. Um homem de 33 anos, morador da Avenida Maria Alves Barbosa, igualmente conhecido no meio policial por envolvimento com tráfico de entorpecentes. Nada de ilícito foi localizado em sua posse, mas próximo a ele foram localizadas diversas embalagens plásticas, as quais são comumente utilizadas para embalo de drogas. Ao ser interrogado, o suspeito alegou que estava fazendo uso de crack e que não estava na companhia do suspeito abordado.
Os dois homens foram conduzidos para a delegacia de plantão e ficaram à disposição da autoridade policial para serem ouvidos e prestarem esclarecimentos, sendo qualificado como suspeito do crime de associação ao tráfico ilícito de drogas.