O prazo para solicitar a renegociação do FIES, segue até quinta-feira, 29 de dezembro, último dia do ano com expediente bancário. A Caixa processará os pedidos de renegociação somente até as 19h.
Essa ação prevê descontos de até 99% do valor da dívida, mas o acordo só passa a valer após pagamento da primeira parcela da dívida renegociada, que tem fração mínima para pagamento de R$ 200,00.
É possível renegociar o contrato pelo Aplicativo FIES Caixa, opção “Renegociação”, pelo Sistema de Financiamento Estudantil, endereço “sifesweb.caixa.gov.br”, no menu: “Contrato FIES” e então “Renegociação 2022” ou em qualquer agência do banco.
Se optar pelos canais digitais, o cliente pode verificar se o contrato está apto para renegociação, simular as opções disponíveis e aderir às condições mais adequadas ao perfil. As condições que permitem desconto da dívida de até 99% para contratos assinados até 2017 estão estabelecidas na Resolução nº 51/2022 do CG-Fies, publicada em julho deste ano.
Vale lembrar que o recurso fica disponível em dias úteis das 9 às 19 horas. Para fazer a renegociação, o limite é o prazo estabelecido para o dia 29 de dezembro (lembrando que, na sexta-feira, dia 30 de dezembro, não haverá expediente bancário).
Além da renegociação, é possível consultar os principais dados do contrato com o programa e gerar boletos para pagamento das parcelas e da dívida.
Desde a publicação da Medida Provisória nº 1.090, em 30 de dezembro de 2021, a Caixa já realizou mais de 192 mil solicitações de renegociação que resultaram em descontos de R$ 5,1 bilhões em dívidas com o programa.
Mais informações sobre a ação e o programa Fies estão disponíveis no site da Caixa.