Nesta quarta-feira, 09 de novembro acontece a 3ª audiência pública sobre Mobilidade Urbana em São joão del-rei. As audiências começaram em outubro e tem como finalidade discutir o Plano Municipal de Mobilidade Urbana da cidade a partir da realidade da população.
Segundo Flávia Ferreira, arquiteta e urbanista, secretária executiva da Comissão de Mobilidade Urbana da Prefeitura SJDR, houve um aumento significativo no número de transportes no país, por isso os municípios terão que criar regras para ter o controle do trânsito e garantir que mobilidade aconteça de maneira eficiente e organizada.
“O Plano Municipal Urbana é um instrumento de planejamento urbano. Ele tem o objetivo de propor melhorias para o trânsito. O país teve um aumento considerável do número de veículos, então todos os municípios terão que se adequar, criar regras para maior controle do trânsito e sempre priorizando os veículos não motorizados.”
As audiências seguem uma legislação e sem a elaboração do plano de mobilidade, os municípios que não se adequarem ficam com a mobilidade comprometida e sem receber verbas importantes para pavimentação, por exemplo, como reforça Flávia:
“Essa legislação exige que todos os municípios tenham um plano, para o controle do trânsito. Os municípios que não se adequarem, poderão ser impedidos de receber recursos importantes relacionados à infraestrutura urbana, como projetos de calçadas, recursos para reconstrução, de pavimentação.”
A próxima audiência pública tem como tema “Circulação viária, táxi, moto táxi, transporte por app”. Ressaltando que a circulação viária é uma rede que fornece o sentido do tráfego e os meios de transportes: táxi, mototaxi e transporte por aplicativo, são veículos que podem ser alugados pela população para transporte de passageiros e cargas, ou seja, o passageiro paga um preço para uma corrida ou viagem. Na audiência desta quarta-feira, serão discutidas propostas para que haja uma melhora nesses meios transportes e possam se adequar às regras e melhorias impostas pelo plano de Mobilidade Urbana.
Todos estão convidados a participar, lembrando que as Audiências Públicas são realizadas às 18:00 horas, no Auditório do Batalhão da Polícia Militar de São João del-Rei, localizado na Avenida Leite de Castro, nº 1277, no bairro Fábricas.