Agora, é contagem regressiva. Já é neste domingo, 02 de outubro, o primeiro turno das ‘Eleições 2022’. Data símbolo de um dos pilares mais robustos da democracia brasileira. Eleitores de norte a sul do Brasil vão às urnas escolher seus representantes em cinco cargos: deputados estadual e federal; senador; governador e presidente.
Em São João del-Rei, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 70.300 pessoas estão aptas a votar, cumprindo o ato de cidadania.
Nesta reta final, os trabalhos estão intensos na 328ª Zona Eleitoral da cidade histórica. O relato é do juiz responsável pela unidade, doutor Armando Barreto Marra. Em entrevista ao ‘Jornalismo em Destaque’, transmitido pela 92,7 FM, disse: “O cartório tem trabalhado sistematicamente na organização das urnas, na carga e logística de distribuição. Temos feito reuniões com mesários, chefes de sessão, com delegados que são responsáveis pela chefia dos locais de votação. Está tudo quase 100% preparado para domingo”.
Na ocasião, explicou que para votar não é obrigatório ter o título em mãos. Mas ter um documento de identificação com foto é indispensável.
E não há restrição de vestimentas. O eleitor tem a liberdade de ir votar com botons de candidatos, camisetas de partidos ou até envolvidos com a bandeira do Brasil. O que não pode é promover manifestações políticas em grupo.
É importante lembrar também que não é permitido entrar na cabine de votação com celular ou qualquer dispositivo eletrônico. Quem estiver com ele, vai ter de deixá-lo com o mesário. Mas a tradicional cola com os números dos candidatos está liberada.
O juiz falou ainda sobre o novo modelo de urnas eletrônicas que vai ser utilizado no município. “Vai ter uma moça falando em linguagem de libras, por exemplo: ‘Agora você vai votar para deputado estadual’. Isso em todas as etapas de votação. Outra questão é que o mesário vai poder acompanhar, respeitando o sigilo de voto, para quem o eleitor está votando. Se estiver votando para deputado federal, por exemplo, o mesário vai saber. Pois, o eleitor pode se confundir. Se isso acontecer, vai ser orientado à distância”.
Ao longo do domingo, as forças de segurança vão estar a postos em todos os cantos da cidade. Além de monitorar, vão estar à disposição para recebimento de denúncias.
Para conferir a entrevista completa com o doutor Armando Barreto Marra em áudio e vídeo acesse o facebook.com/radioembobas.