O ‘Quarteto del Rey’ já está preparado para expandir os horizontes da cultura musical da terra dos sinos. O primeiro passo vai ser dado nesta quinta-feira (29), com uma apresentação no Museu Regional de São João del-Rei. O horário de início é bem exato, às 19h31. A entrada é de graça, com lotação até o limite da capacidade do Museu.
A performance vai levar ao público duas peças orquestrais: Villa-Lobos e Beethoven. Esta é a primeira apresentação oficial do quarteto na cidade.
O grupo é formado pelos violinistas Cleiton Ribeiro e Letícia Simas, pela violoncelista Beatriz Cota e pela violista Clarissa Castro. Eles estão junto desde 2020; se uniram no auge da pandemia com um propósito ousado: tornar o cenário musical de São João del-Rei referência nacional, ampliando as oportunidades para os musicistas locais.
A partir dessa ideia nasceu o projeto ‘As Quatro Estações Del Rey’. Em entrevista ao programa ‘Em Foco’, transmitido pela 92,7 FM Emboabas Mais Informação, Cleiton explicou os objetivos. “Este é um projeto ousado. Queremos criar um mercado profissional camerístico em São João del-Rei. Aqui temos o conservatório e a UFSJ, mas precisamos de um grupo profissional. Se você não atua nessas instituições, não há um mercado disponível. Principalmente, para quem está se formando ou para que alunos vislumbrem a profissão de músico que, sim, é rentável; dá para viver de música no nosso país e em São João del-Rei”.
Mas a proposta vai além. A intenção é oferecer à comunidade acesso constante a cultura e girar a engrenagem da economia local. “Muitas pessoas ficam hospedadas em São João del-Rei e vão para Tiradentes. O objetivo é trazer os turistas para a nossa cidade, mostrando que temos uma programação cultural. Isso vai fazer com que eles fiquem aqui, passeiem pela cidade, movimentando o comércio”.
O primeiro grande evento de ‘As Quatro Estações’ vai acontecer em novembro. Inclusive, com a presença de músicos convidados. E o quarteto conta com a colaboração de patrocinadores para que o projeto saia do papel.
Para conhecer o grupo ou as formas de contribuição, acesse @quartetodelrey no Instagram.
A entrevista na íntegra com Cleiton Ribeiro está disponível em podcast no emboabas.com.