“É tempo! Independência ou Morte! Estamos separados de Portugal”. Dom Pedro I, 1822. A exclamação ganhou voz às margens do rio Ipiranga. É este grito de bravura que será celebrado nesta quarta-feira, 07 de setembro. E neste ano, com um marco simbólico: os 200 anos da independência do Brasil.
Por todos os cantos do país, celebrações especial. E não seria diferente em São João del-Rei, que promove um dos desfiles mais tradicionais de toda a região.
O evento este ano é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A assessora da pasta, Amanda Ribeiro, garante que o desfile vai resgatar suas raízes. “É interessante que as fanfarras estão voltando. Volta com a gente este ano a fanfarra da Escola Estadual Cônego Osvaldo Lustosa. Sempre foi uma fanfarra animada, com pessoas sempre dispostas. Também teremos a presença da fanfarra de Conceição da Barra de Minas e das bandas do Rio das Mortes e São Sebastião da Vitória”.
A principal missão, este ano, é trazer a população para a rua. Reunir comunidade e instituições, em clima de alegria, celebrando o verdadeiro sentido de pátria e liberdade.
A concentração está marcada para às 08h, no Largo Tamandaré. “A concentração será no Largo Tamandaré e o início do desfile a partir da Ponte da Cadeia. Às 08h em ponto teremos o hasteamento da bandeira; depois, a visita da tropa, com os comandantes do Exército e Polícia Militar, além do prefeito municipal. Quando eles retornarem ao palanque, começa oficialmente o desfile”.
Em seguida, vem diversos outros grupos, entidades e instituições, como a APAE, escolas municipais, estaduais e particular, o elenco do Athletic Club, Escola de Dança Gisele Ventura, Conselho Tutelar, Brigada 1, Associação de moto clubes, bandas, fanfarras, dentre outros.
Amanda reforça que este 07 de setembro é singular; traz para o seu foco dois séculos de independência. Por essa razão, a unidade deve ser o objetivo maior. Manifestações são bem vindas, desde que pacíficas e no momento correto, respeitando o momento do desfile e as crianças.