A nova Associação de Apoio à Pessoa Oncológica e ao Idoso (AAPOI) abriu oficialmente suas portas à comunidade. A cerimônia de inauguração aconteceu na manhã da última sexta-feira (22). Estiveram presentes autoridades municipais, representantes de associações, além de membros das forças de segurança.
O monsenhor Geraldo Magela também estava lá. Fez a leitura de uma palavra e abençoou o novo espaço. Em seguida, teve uma apresentação da Banda Theodoro de Faria.
A proposta da instituição é dar continuidade no tratamento de pacientes que estão no controle oncológico e proporcionar qualidade de vida aos idosos. A vice-presidente, Leila Márcia Gomes Lara, falou sobre a emoção de iniciar o projeto. “Nós da AAPOI, toda a diretoria, estamos muito felizes com o número de pessoas que vieram nos prestigiar. Tem muito apoio chegando. Isso é importante: nos unirmos para que dê certo. Todos estão confiando em nós. E vamos ajudar muitas pessoas”.
A equipe da AAPOI é formada por voluntários. Vão ser oferecidos atendimentos com psicólogo, nutricionista, assistente social, dentista, médico e fisioterapeuta. Também com advogado, a fim de auxiliar na obtenção de medicamentos de alto custo.
A sede está situada na Avenida Presidente Tancredo Neves, no número 483, centro da cidade histórica. As dependências são amplas, arejadas, com salas especializadas e equipadas para cada um dos tipos de atendimentos disponíveis.
A AAPOI vai atuar em parceria com a Associação de Amparo a Pacientes com Câncer (Asapac), acolhendo os pacientes que receberem alta do tratamento contra o câncer. O coordenador da Asapac, Valdecir Braga, falou sobre a importância dessa ponte. “A AAPOI veio para apoiar o trabalho da Asapac. Nossa instituição atende o paciente até um certo ponto. Assim que ele recebe alta da oncologia, é desligado. Mas, às vezes, a pessoa ainda precisa de um psicólogo, da nutricionista ou fisioterapia. E aqui vamos dar continuidade. Sem contar os idosos portadores de outras doenças que nos procuram. Eles também vão receber atendimentos”, disse.
A instituição vai contar com o apoio da população para se manter. A expectativa é que no próximo ano consiga recursos também por meio da Prefeitura Municipal.
Interessados em buscar atendimento, conhecer ou oferecer ajuda, o funcionamento será de 08h às 12h e de 13h às 18h. A AAPOI está ainda nas redes sociais.