Seria possível aliar desenvolvimento no campo a solidariedade? O ‘Pecuária pela Vida’ nasceu exatamente com esse propósito. Este é um projeto que, no mês de setembro, vai promover um série de atividades ao produtor rural do Campo das Vertentes.
O objetivo é atualizar o que há de mais tecnológico na produção de bovinos de corte no Brasil. Vão ter palestras, mesas de debates, cavalgada e até leilão de gado.
Mas por trás existe uma missão ainda maior: ajudar o ‘Hospital de Amor’ de Barretos, a maior instituição de tratamento oncológico da América Latina.
Toda a verba arrecadada ao longo do evento vai ser direcionada ao Hospital.
Um dos organizadores, o professor Fernando Leonel, fala sobre o impacto da instituição. “Hoje, há 17 unidades pelo Brasil. Minas Gerais é o estado que mais recebe pacientes depois de São Paulo. O Hospital realiza cerca de um 1,3 milhão de atendimentos por ano. Tem pacientes de todo o Brasil e fora também. Eles estão fazendo uma unidade de prevenção em Patrocínio, aqui em Minas, que já está funcionando. E tem em construção em Palmas, no Tocantins, e Lagarto, no Sergipe”.
O custo de manutenção do Hospital é alto. Chega a casa dos R$ 44 milhões mensais. E o valor recebido pelo SUS para cobrir os gastos é de apenas R$ 16 milhões.
O leilão de gado vai acontecer no Parque de Exposições. Mas para que seja possível, a equipe organizadora conta com o apoio dos produtores com a doação de animais. “Pode ser doado o bezerro leiteiro, vaca, porco, galinha, qualquer animal que tenha valor. Eu não sou da região, mas estou procurando pessoas que conheçam as localidades, como Emboabas, Morro Grande, São Tiago, para poder apresentar o evento, pedir doações e convidar para participar também.”
O leilão está marcado para 22 de setembro. Interessados em doar animais, conhecer outros meios de contribuição ou checar a programação, podem acessar o pecuariapelavida.com.br ou o perfil @pecuariapelavida no Instagram.