A rede municipal de saúde de São João del-Rei vai ganhar atendimento pediátrico fixo nos próximos dias. O anúncio foi feito pelo prefeito Nivaldo de Andrade.
Ao contrário do projeto inicial, o atendimento às crianças não será 24 horas nem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Será em um posto de saúde.
Nivaldo explicou que os prefeitos da região não se dispuseram a dividir os custos da implantação do plantão pediátrico na UPA, o que, segundo ele, seria justo, uma vez que a unidade é responsável pelo acolhimento de pacientes de 18 municípios da microrregião.
Como confirmado pelo chefe do executivo, o atendimento será de 07h às 19h. Ainda não está definido em qual unidade de saúde o pediatra vai ficar disponível.
Com essa transferência de funcionamento da UPA para um posto, o atendimento vai ser exclusivo para residentes em São João del-Rei.
A demanda pela implantação de um plantão pediátrico na cidade histórica é antiga. Inclusive, existe um movimento de pais que solicita o início imediato dos atendimentos. Isso porque a data de abertura do plantão foi adiada por várias vezes.
A prefeitura já se manifestou em algumas ocasiões ressaltando a dificuldade para contratação de médicos pediatras. Disse que a disponibilidade de profissionais é baixa.