Motoristas de veículos registrados em Minas Gerais devem ficar atentos. É que a partir deste primeiro de junho o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) 2021 passa a ser obrigatório. Este é o documento que comprova a regularidade do veículo durante as fiscalizações de trânsito.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir um veículo que não esteja devidamente licenciado é considerado infração gravíssima, gerando como sanções: sete pontos na habilitação, multa no valor de R$ 293,47 e remoção de veículo.
A apresentação do CRLV atualizado pode ser dispensada apenas se o agente tiver condições de consultar a situação do veículo por meio do sistema do Detran/MG online.
Para verificar se o Certificado está em dia, acesse detran.mg.gov.br. No endereço o proprietário também pode conferir se há débitos em seu nome e emitir guias de pagamento do IPVA, DPVAT, TRLAV e multas.
A exigência do CRLV 2022 ainda não foi definida pelo Detran/MG. As datas vão ser definidas e divulgadas no segundo semestre deste ano.