O lixo descartado de maneira errada continua provocando transtornos em São João del-Rei. No ‘Boca no Trombone’, transmitido pela 92,7 FM Emboabas Mais Informação, as reclamações são constantes e crescem a cada semana.
E elas não vêm apenas de moradores das avenidas principais, mas de vários pontos da cidade histórica.
Uma ouvinte flagrou uma pilha de lixo ao lado da Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Ela disse: “É uma questão de educação. As pessoas não respeitam nem mesmo com papel. Muito triste”. É que bem acima de onde os lixos foram descartados, havia duas placas indicando: ‘Não jogar lixo’.
Também chegaram fotos da praça José Nicolau Dinalli, no Bela Vista, tomada por lixo. Estava cheia de papeis, garrafas, plásticos e entulhos.
O mesmo foi registrado na Avenida Nossa Senhora do Pilar, no centro. A ouvinte disse: “Está uma verdadeira vergonha. Estão colocando sacos de lixo no canteiro central. Até restos de móveis, e o caminhão não leva”.
A empresa responsável pela coleta orienta os moradores a colocarem o lixo para fora somente nos horários corretos, nos locais indicados. Se a rua não tiver uma latão específico, o recomendado é colocá-lo na porta de casa.
O assessor de comunicação da Prefeitura Municipal, Jairo Vieira, reforçou o melhor horário para descartar o lixo nas principais avenidas. “Um bom horário para colocar o lixo nas principais avenidas é às 20h49. Dentre elas: Tancredo Neves, Marechal Deodoro, Arthur Bernardes, Eduardo Magalhães, Hermílio Alves, Balbino da Cunha, Largo São Francisco, General Osório”.
Grande parte dos bairros de São João del-Rei é contemplada com a coleta de três a quatro vezes por semana. Já o centro e as avenidas Leite de Castro, General Osório e Josué de Queiroz, todos os dias. Lembrando que o último caminhão passa antes das 21h.
Nos distritos de São Sebastião da Vitória, Canela, Rio das Mortes e Goiabeira o recolhimento acontece às terças e sextas-feiras.
Vale ressaltar que a empresa não recolhe entulhos de obras, terra, podas de arborização e mobiliários.
Em caso de sugestões ou reclamações, entre em contato pelo 9 9941-6608.