Pelo primeiro jogo da decisão de quem será o Campeão do Interior em 2022, o Athletic viajou até Poços de Caldas para enfrentar a Caldense. Com um tempo para cada, o jogo terminou empatado em 1×1. A Caldense abriu o placar com Alemão aos 9 minutos do jogo. A reação do Athletic veio apenas no segundo tempo, quando aos 13 minutos, Ricardo Oliveira marcou o gol de empate do Esquadrão de Aço.
A Caldense começou muito melhor e foi para cima do Athletic, principalmente com jogadas de velocidade pelos dois lados. A Caldense que já havia ensaiado algumas chances no início da primeira etapa, viu Alemão abrir o marcador aos 10 minutos do primeiro temo, o camisa 10 recebeu na entrada da área e bateu sem chances para Pedro Rocha, Caldense 1 a 0. Com pouco mais de 600 torcedores apoiando, a Caldense que é o time maior campeão do interior – com oito títulos, teve mais duas chances claras para aplicar o marcador, mas nas duas vezes, aos 20 e aos 22 minutos, parou em Pedro Rocha. Após os 30 minutos do segundo tempo, o jogo diminuiu de ritmo, muito mais pela Caldense que perdeu o ritmo, do que pelo Athletic ter conseguido melhorar.
Na segunda etapa, Roger Silva fez mudanças que surtiram efeito. Falcão e Walisson entraram no lugar de Miguel e Vinicius, e o Athletic era outro. Chegou a desperdiçar chances claras de gol, mas converteu com o pastor. Ricardo Oliveira, empatou ao aproveitar rebote da defesa. O Athletic continuou melhor na segunda etapa, mas o fim do jogo foi marcado pela confusão fora das quatro linhas. Comissão técnica, jogadores reservas do Athletic e um gandula se estrearam e a confusão resultou na expulsão do técnico Roger Silva. Mesmo indo até aos 53 minutos, a partida terminou em 1×1, resultado justo para um jogo com dois tempos distintos.
Com o resultado, a decisão fica em aberta. Em caso de novo empate entre Veterana e Esquadrão de Aço na partida de volta, o título será decidido nos pênaltis. Apesar de ter se sido melhor classificado, a única vantagem do Athletic é fazer a decisão com seu mando de campo. O jogo decisivo ocorrerá no próximo domingo, 3 de abril, às 11h, no estádio Joaquim Portugal (Arena Unimed), em São João del-Rei. Além do troféu, o título credencia o clube vencedor à disputa da Recopa Mineira, com o campeão do Troféu Inconfidência, da próxima temporada.